22 setembro 2013

O DIA SÉTIMO - PARTE I - O DESCANSO DE DEUS É UM LUGAR!




“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera,
descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou;
porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2,3


No texto acima, os verbos “fazer” e “criar” dão sequência ao assunto comentado em todo o capítulo 01 de Gênesis. Esses versículos são a continuação do capítulo anterior, onde Moisés nos revelou o que Deus “fez” e “criou” em cada dia.
Porém, no dia sétimo, há quatro verbos que dão um destaque especial para este dia:

  • Havendo acabado;
  • Descansou
  • Abençoou
  • Santificou

Deus descansou porque estava cansado? Deus se cansa? O que significa descansar nesse texto acima? Qual a importância deste dia? É proibido trabalhar no sábado?
Vamos meditar em cada uma desses verbos para poder entender melhor o que o sétimo dia tem a nos ensinar?



I. HAVENDO ACABADO

A primeira ideia sobre o dia sétimo é que ele é um LUGAR.
Mas para chegar a este raciocínio, medite nesse conteúdo:


I.I. Deus trabalhou

A locução verbal “havendo acabado” é a tradução para o verbo em hebraico YEKHAL [יְכַל].

Quando pergunto para as pessoas quando Deus acabou a Sua obra, alguns temem responder, mas a maioria precipitadamente fala que Ele terminou no dia sexto, porém não é isso o que as Escrituras dizem. Segundo o texto que acabamos de ler acima, Deus concluiu a Sua obra no dia sétimo.
Embora o Senhor tenha “organizado”/“reformado” os céus e terra em seis dias (Êxodo 20:11), Ele ainda realizou alguma atividade no dia sétimo.
Esse é um belo desafio para aqueles que, considerando-se Igreja, ainda querem guardar o ritual do sétimo dia, como uma ordenança. Costumo dizer: Se até Deus trabalhou no dia sétimo, porque eu não trabalharia?
Veja a resposta de Jesus para os religiosos com relação a isso:

“E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5:16,17



Para Jesus, o Pai não parou nem no sétimo, nem em dia algum. Ele continua trabalhando até hoje...

Logicamente, após entendermos que Deus fez algo neste dia, a pergunta que vem a seguir é: O que Deus fez, então, no dia sétimo?


I.II. Deus plantou um Jardim no Éden

A resposta para o que Deus fez neste dia está, a princípio, no próprio contexto. Vamos comparar o texto de Gênesis 01 com o texto de Gênesis 02:

“No princípio criou Deus o céu e a terra.” Gênesis 1:1
“Estas são os princípios dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,” Gênesis 2:4
“E a terra era sem forma e vazia... fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão... E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie...” Gênesis 1:2-25
“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” Gênesis 2:5,6
“E disse Deus: Façamos o homem...” Gênesis 1:26 – 2:1
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2,3
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado... E tomou o Senhor Deus o homem, e o descansou no jardim do Éden para trabalhar e o guardar...” Gênesis 2:8-17

No Gênesis, acontece quase que o tempo todo isso. Um capítulo re-explica o anterior, dando mais detalhes sobre o que tenha ocorrido. Vide Gênesis 04 a 06, onde o capítulo 06 é o resultado da união das descendências dos capítulos 04 e 05. E também Gênesis 10 e 11, onde o capítulo 11 apresenta o motivo pelo qual as nações ficaram espalhadas no capítulo 10.

A sequência de Gênesis 01 é a seguinte:
1. No dia sexto Deus criou Adam.
2. No dia sétimo Deus descansou.

A sequência de Gênesis 02 é a seguinte:
1. Deus formou Adam do pó da terra e,
2. Deus plantou um Jardim no Éden, fazendo Adam descansar ali.
A palavra chave é o verbo “descansar” da tabela acima.

Provavelmente na sua tradução de Gênesis 2:15 não tenha o verbo “descansar”. Nas diversas traduções está o verbo “por” ou o verbo “colocar”. Mas, no hebraico, é o verbo NICHEHU [נחהו], que significa consolar, a mesma raiz do nome Noé.

Sendo assim, no dia sétimo, Deus preparou um lugar de Descanso para um homem acessar. É importante entender que esse lugar denominado “Jardim no Éden”, de uma forma espiritual, já existia desde a história dos anjos (Ezequiel 28:13; 31:9,16,18), mas após a criação do homem, Deus prepara um “lugar físico” para Adam acessar aquele lugar espiritual.




Deus não está limitado ao tempo e ao espaço, sendo assim, Ele não está preso a um local específico:
“Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?” II Crônicas 2:6
Entendendo isso, um santuário nos céus ou na terra, não é um local onde Deus está preso, mas sim, um local onde Deus se revela aos seus filhos...


Na verdade, o Jardim físico é apenas uma imagem, uma referência ou um símbolo das coisas espirituais. O mais importante nunca foi um lugar específico. Mas a essência do que deveria ocorrer naquele “tempo” e “local”...


I.III. Primeiro o Lugar, depois o morador

Entendendo tudo o que foi passado até aqui, vamos rever uma ideia interessante que o capítulo 01 de Gênesis nos ensina. Analise os quadros abaixo:





DIA PRIMEIRO:
Deus fez separação entre luz e trevas nos céus, chamando-os Dia e Noite
DIA QUARTO:
Nos céus, Deus faz aparecer os luminares do dia e da noite
DIA SEGUNDO:
Deus fez separação entre águas e águas. Esse separação, ou firmamento foi chamado de Céu
DIA QUINTO:
Nas águas debaixo, Deus cria os animais aquáticos e no Céu surgem os animais voadores
DIA TERCEIRO:
Deus ordena que as águas se juntem, aparecendo a porção seca chamando-a de Terra e ordena que esta produza a vegetação
DIA SEXTO:
Na Terra Deus ordena que surjam os animais terrestres e molda o pó criando o Adam.

Se você notar a simetria dos quadros acima, vai entender que Deus primeiro faz a casa, depois seu morador. Foi assim todos os dias!

“Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.” Neemias 9:6

Primeiro a casa (o céu, o céu dos céus), depois seu morador (e todo o seu exército).
Primeiro a casa (a terra), depois seu morador (e tudo quanto nela há).
Primeiro a casa (os mares), depois seu morador (e tudo quanto neles há).

Seguindo essa sequência, entendemos então que no dia sétimo foi feito um lugar para um morador que ainda surgiria no futuro...


Se pensarmos nessa lógica, então entenderemos que, embora Adam tenha entrado no Descanso (no Jardim do Éden), esse lugar não foi feito para Adam. Ele foi criado antes, no sexto dia... Deus até o colocou lá, mas sabia que ele não desfrutaria do repouso de Deus, por isso, ao preparar o descanso, o preparou sabendo que outro que ainda surgiria é quem desfrutaria plenamente daquele lugar.


I.IV. O Descanso é um Lugar

As Escrituras Sagradas revelam em outros contextos que o Descanso está relacionado a um lugar.
Veja a comparação do Jardim no Éden com a terra de Canaã:

“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.” Gênesis 2:8
“Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó Senhor, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.” Êxodo 15:17

Assim como Deus plantou o Jardim no Éden, plantaria o povo de Israel na terra de Canaã, local onde seria o Seu santuário.

Vejamos, então, nos quatro textos abaixo a terra prometida ao povo hebreu (Canaã) sendo denominada de Descanso:

“Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.” Salmos 95:8-11

“Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.” Josué 1:13

“Assim os filhos entraram e possuíram aquela terra; e abateste perante eles os moradores da terra, os cananeus, e lhos entregaste na mão, como também os reis e os povos da terra, para fazerem deles conforme a sua vontade... Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti...” Neemias 9:24-28

“Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.” Hebreus 4:8,9


Nos quatro textos acima, podemos ver que a palavra Descanso (ou Repouso) está associada a um local específico. Além disso, o povo de Israel tinha uma orientação divina de, além de descanso na terra, dar descanso para a terra, de 07 em 07 anos e depois de 49 anos (07 x 07), no ano 50º:

“Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra. Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo; E ao teu gado, e aos teus animais, que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento.
Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, e santificareis o ano quinquagésimo... O ano quinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações, porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis... E se disserdes: Que comeremos no ano sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita; Então eu mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, para que dê fruto por três anos, e no oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha até ao ano nono; até que venha a nova colheita, comereis a velha.” Levítico 25:1-22

Um dos motivos pelos quais o povo de Israel foi expulso da terra por 70 anos, durante o cativeiro babilônico, foi justamente não ter dado descanso para a terra:

“Para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.” II Crônicas 36:21
“Mas o seu Redentor é forte, o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; certamente pleiteará a causa deles, para dar descanso à terra, e inquietar os moradores de babilônia.” Jeremias 50:34




I.V. Adam entrou no Descanso, mas não desfrutou dele

A carta aos Hebreus convertidos ao Messias possui um conteúdo riquíssimo, e seu foco quase que completamente é comparar o santuário terrestre ao santuário celeste. Mas, principalmente nos capítulos 03 e 04, o escritor se detém no termo DESCANSO, ou REPOUSO e possui dois focos:

1. Mostrar porque o povo de Israel não entrou e, quando entrou, não desfrutou do Descanso;
2. Alertar para que a Igreja, ainda que já tenha entrado no Descanso, não se arrisque em deixar de desfrutá-lo plenamente!


Hebreus 3:8-11 é uma citação do Salmo 95:8-11, onde o salmista chama a terra prometida ao povo de Israel, a terra de Canaã, de Descanso/Repouso.

“Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.” Hebreus 3:16-19
Os versículos acima nos provam que a primeira geração do povo de Israel que saiu do Egito não entrou no Descanso por causa da incredulidade, da desobediência, do pecado e da provocação que cometeram contra o Senhor durante os 40 anos que eles passaram no deserto, seja devido as murmurações, como o bezerro de ouro que levantaram diante do monte santo.

Este é um aviso para a Igreja, que possui o risco de não chegar ao Descanso celeste:
“Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.” Hebreus 4:1,2
Como está a tua fé? É a fé que nos leva ao descanso...

Na verdade, é justamente pela fé que, de alguma forma, nós também JÁ ENTRAMOS no Descanso. Note que o verbo “entrar” está no passado:
“Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso...” Hebreus 4:3
Confirmando isso, o apóstolo Paulo afirma: “E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” Efésios 2:6
Ou seja, pela fé, já estamos HOJE nos céus com Jesus!

Ligue este assunto à conversa de Jesus com a mulher samaritana:
“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:20-24

O Descanso, em partes, não é um local físico. Por isso podemos acessá-lo “em qualquer tempo e lugar”.

Mas, o que poderia nos tirar de lá? Corremos o risco de sermos expulsos do Descanso?

“Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.” Hebreus 4:8,9
Josué, o sucessor de Moisés, entrou com Israel no Descanso (Canaã) com a segunda geração do povo de Israel, mas não puderam desfrutar do Descanso (Josué 1:13; Neemias 9:28a). Isso porque Israel, embora tivesse entrado na terra prometida, viveram em contínuas guerras contra os inimigos e não descansaram, nem deram descanso aos seus moradores nem à terra, causando isso a sua queda espiritual e profanação do lugar santo.

Assim como o povo de Israel, poderemos ser “expulsos” do Descanso se cairmos na desobediência...
“Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” Hebreus 4:11


Foi assim também com Adam. Ele deveria desfrutar da presença de Deus no Jardim do Éden, o lugar de descanso, mas, ao invés disso, desobedeceu comendo do fruto que Deus havia proibido (Gênesis 2:16,17; 3:6). E não satisfeito, ainda profanou o santuário do Senhor, exaltando a mulher com o nome de “Eva”, a “Mãe de todos”, a “Mãe do Filho de Deus” que nasceria para esmagar a cabeça da serpente. Adam idolatrou na terra santa, assim como o povo de Israel e, por isso, foi expulso de lá... (Gênesis 3:20-24) Leia mais sobre a Profanação do Santuário.




I.VI. Jesus entrou no Descanso e desfruta dele

“Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas... Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça...” Hebreus 4:10-16

Note que, ao entrar no Descanso, Jesus é chamado de “Grande sumo sacerdote”, ou seja, o Descanso é comparado a um santuário.

Analisando Gênesis 2, após lermos que Deus descansou no sétimo dia, Moisés nos revela o lugar de Descanso na criação do Jardim no Éden, que é o santuário de Deus na terra.

Se apenas Jesus entrou no descanso com o Pai, isso significa que, embora Adam tivesse acesso ao Jardim, ele não desfrutou do Paraíso plenamente. Ou melhor, Adam tinha acesso à glória de Deus, mas desprezou. O convite para chegarmos até a sala do trono continua...


“E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Marcos 15:37,38
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” Hebreus 10:19,20

Jesus foi o único homem que alcançou o trono do Pai. Da mesma forma Adam, entrou no descanso, mas não desfrutou dele...

Se o descanso para Jesus é entrar no santuário celeste, o mesmo descanso que o Pai entrou no sétimo dia, então o fato de Deus ter descansado no sétimo dia significa ter entrado (ou se revelado) no santuário que Ele criou a fim de ter comunhão com o homem ali. Mas, que tipo de santuário Deus fez/entrou (ou deu acesso) no sétimo dia?

Leia a postagem O que é o Éden? E verás que o Éden é o Descanso, Jardim, Paraíso, Santuário, Cidade não feita por mãos humanas, Casa de Deus, Nova Jerusalém, monte Sião, Céu, Terceiro Céu etc.

Ali, no sétimo dia, Deus preparou um lugar onde anjos e homens, que o amam, como uma grande família, desfrutarão o gozo eternal.

Entenda: Deus não determinou quem vai ser salvo, ou não. A presciência de Deus indica que Ele já aprovou (elegeu) os que, antes mesmo de nascer, em sua vida terrena o reconheceriam como Seu Salvador no futuro (I Pedro 1:2). Aliás, para Deus não há passado, presente e futuro... Ele já está lá, e nós já estamos também, pela fé.

Basta saber o que vamos fazer diante disso... Gastarmos tempo com futilidades, ou nos dedicarmos ao máximo para gozar da presença de Deus e vivermos para o Senhor? Ver a última temporada da nova série ou ler mais alguns capítulos da Bíblia? Ver todas as publicações das redes sociais, ou bater um papo com o Espírito Santo? Darmos prazer à carne ou sermos úteis para alguém que sofre?

Aproveita! Você já está na glória!
O céu é logo ali. Mas o céu já pode começar aqui.
Venha o Teu Reino, Ele disse!

Descansa e desfruta do colo do Pai!!!!!!!!!!!!






Tem muito mais para ser comentado sobre o sétimo dia! Leia também em breve as seguintes postagens:

Um comentário:

Unknown disse...

Quanta profundidade, Deus vos abençoe.