04 agosto 2013

O que é o JARDIM DO ÉDEN?




I. O que é o Jardim no Éden?

“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden...” Gênesis 2:8

Muita gente pensa que Adam morava dentro do Jardim no Éden. Mas ele foi criado no campo (Gênesis 2:5-7), depois o levou ao Jardim (Gênesis 2:8), mas ele voltava para o campo (Gênesis 2:19,20; 3:22). Até porque, imagina elefante, rinoceronte, búfalo, hipopótamo etc. dentro de um jardim. Não iria sobrar nada... rs

A palavra “jardim”, no hebraico, “gan” [גן] e, no grego, “paradaison” [παράδεισον] indica o local plantado por Deus.
Gênesis foi escrito em hebraico, porém, na época de Jesus, as pessoas tinham acesso à tradução em grego do chamado Antigo Testamento, chamada de Septuaginta (a Versão dos Setenta). Na Septuaginta, “gan” foi traduzido por “paradaison”, ou, aportuguesando, Paraíso.

Mas, que lugar é esse?
Três pessoas citam o Jardim (Paraíso) no chamado Novo Testamento e, pelas comparações, vamos compreender o que é esse lugar para eles:


·         REINO = PARAÍSO:
“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23:42,43

O ladrão queria o Reino. Jesus lhe promete o Paraíso. O ladrão não poderia perguntar uma coisa e Jesus responder outra sem nenhum sentido. É claro que os dois falaram sobre o mesmo local. O Reino é o mesmo que o Jardim.

“E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:6
O desejo de Deus sempre foi reinar através de um sacerdote que tivesse comunhão com Ele num santuário e compartilhasse com a humanidade a Sua vontade. Por isso, o Jardim era um santuário onde Deus reinaria através de Adam (“E disse Deus: Façamos Adam... e domine... sobre toda a terra... e Deus lhes disse:... enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai...” Gênesis 1:26-28).

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros... Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino...” Isaías 9:6,7
Jesus é quem trará o “Reino dos céus” (essa expressão aparece cerca de 31 vezes em Mateus) ou o “Reino de Deus” ( essa expressão aparece cerca de 70 vezes no Novo Testamento). Ele é o sumo sacerdote que reinará sobre a terra (“... temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus...” Hebreus 4:14).


·         3º CÉU = PARAÍSO:
“...passarei às visões e revelações do Senhor: Conheço um homem em Cristo que há 14 anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao 3º Céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao Paraíso...” II Coríntios 12:1-4

O apóstolo Paulo associa o Jardim ao terceiro céu.
O céu teria, então, três “divisões”, como o santuário: Átrio, Lugar Santo e Santo dos Santos.
Mais uma associação do Jardim como um lugar especial, um lugar de adoração e comunhão com Deus!


·         PARAÍSO = SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM = TABERNÁCULO DE DEUS:
“... Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7
“... E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu... Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens... No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apocalipse 21:1-3; 22:1,2

O apóstolo João confirma as duas interpretações anteriores, pois ele associa o “tabernáculo de Deus” com o Jardim. Já não há mais dúvidas. Adam não acessava apenas um lugar comum. Ele tinha acesso ao santuário celeste!


II. Ações (Verbos) do Santuário no Jardim:

O Jardim que Deus plantou não era um local comum. A função de Adam ali não era um simples cuidador de plantas. Vejamos o significado dos verbos relacionados a ele em Gênesis 02:

Gênesis 2:8 – Plantou: No hebraico, a palavra traduzida por “plantou” em Gênesis 2:8 é YTA [יטע]. Moisés repete esta palavra ao informar-nos que Deus plantaria um templo em Jerusalém (Êxodo 15:17) e ela se repete outras vezes na Bíblia, sempre se referindo ao santuário: Deuteronômio 16:21; II Samuel 7:10; Salmos 44:1-2; 80:8; Isaías 51:16 (Deus plantou os céus!); Jeremias 2:21; 24:6; 42:10.
Após Adam nascer, Deus “plantou” o jardim no Éden, ou seja, não o fez pronto. Demorou a crescer. Levaria tempo até desfrutar dele completamente.

Gênesis 2:8 – Pôs: A raiz da palavra hebraica YXeM [ישם] tem o sentido de “colocar, estabelecer, permanecer, morar”, mas também “nomear, designar”. Ao ser colocado no Jardim, Adam estava sendo “nomeado, consagrado” em uma nova função. Um novo “cargo”.
Assim como o sumo sacerdote era o único a entrar no Santo dos Santos (Êxodo 30:10), assim também Adam era o único que foi levado ao Jardim pelo Senhor. Ele seria o representante de toda a humanidade.

Gênesis 2:15 – Tomou: No hebraico, essa palavra é YKaR [יקח], termo ligado ao ato do noivo “tomar” sua noiva como esposa (Gênesis 24:4,67), e também ao ato de Deus “arrebatar” Enoque e Elias (Gênesis 5:24; II Reis 2:3,5,9,10). A palavra grega na Septuaginta para “tomar” em Gênesis 2:8 (εθεσεν) está ligada a palavra “tomar” em Gênesis 5:24 (μετεθεσεν), que também se liga a palavra “trasladar” (μετετεθη) de Hebreus 11:5.
Deus se aliançou com Adam ao “arrebatá-lo” no Jardim (se no corpo ou fora do corpo, não sei).

Gênesis 2:15 - Pôs: O termo hebraico YNuaRHW [ינחהו] encontrado em tem a mesma raiz do nome Noé (NuaR [חנ]), que nos dá a ideia de “sossegar, aliviar, descansar, consolar” como explicado em Gênesis 5:29. Uma possível tradução seria: “E arrebatou o Senhor Deus Adam, e o repousou no Jardim do Éden...” Sendo assim, o Jardim é o Descanso que Deus preparou no dia sétimo!
Para maiores detalhes sobre o descanso, leia a postagem O Descanso.

Gênesis 2:15 – Trabalhar: Diferente de lavrar, como está em nossas traduções, o vocábulo hebraico AVDH [עבדה] significa “trabalhar”. Quem traduziu por “lavrar”, entendeu o Jardim do Éden apenas como um local físico, mas temos visto que não. Associando este ao verbo seguinte fará muita diferença:

Gênesis 2:15 – Guardar: O verbo hebraico XaMaR [שמר] foi traduzida como: “observarás” esse rito, “guardareis” este culto, “celebrem” essa cerimônia (Êxodo 12:25), “guardai” as ordenanças (Levítico 8:35), se “dediquem” (Números 3:10), tendo o cuidado da “guarda” do santuário (Números 3:38), “tereis cuidado” (Números 28:2), deixaram de “adorar”, “olhar”, “atentar” (Oséias 4:10). Guardar, portanto, seria exercer o ministério com diligência.

Gênesis 3:22 – Lançou: O termo hebraico YeXaLeReHW [ישלחהו] é repudiar, depor, expulsar, ou seja, o mesmo termo para se divorciar de uma mulher na Bíblia (Deuteronômio 24:1). Adam foi considerado incapaz de exercer o ministério, pois ele quebrou a aliança. “Mas eles transgrediram a aliança, como Adam...” Oséias 6:7

Gênesis 3:24 – Pôs: O fato de querubins substituir Adam reforça o pensamento de que ele não era um simples jardineiro. Além disso, o ato de colocar os querubins ali é XaRRaN [שכן], raiz da palavra “tabernáculo” (MXRRAN [משכן]), ou seja, uma tenda provisória, não uma casa fixa. Eles estavam ali por um tempo, até que surgisse um novo sumo sacerdote...


Até agora, vimos que a palavra Jardim nos remete a um santuário espiritual, bem como as ações (os verbos) de Deus e de Adam com relação ao Jardim. Ainda veremos, porém, outras semelhanças entre o Jardim e o Tabernáculo (revelado a Moisés) e o Templo (construído por Salomão).


III. Outras Semelhanças entre o Jardim e o Santuário:

Vejamos outras comparações que podemos ver no Jardim e no Santuário:

Posição da porta de entrada: “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental...” Gênesis 2:8 (Gênesis 3:24; 4:16)
A entrada do Jardim no Éden ficava ao oriente (ao leste), assim como o tabernáculo (Números 3:38) e o templo (Ezequiel 43:1; 44:1; 47:1).



Árvores em volta: “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2:9
O tabernáculo era quase todo de madeira (Êxodo 35:7,24,33; 36:20-34,36), bem como o revestimento das paredes interiores do templo (I Reis 5:6,8,10,18; 6:10,15,16,33,34) talhadas em forma de plantas (I Reis 6:18,29,32,35). Quem entrava, via um monte de plantas representadas. Era como se estivesse entrando em um “Jardim de ouro”.
Além disso, o próprio castiçal (ou menorah, ou candelabro) era em formato de uma árvore frutífera (Êxodo 37:17-22).



Alimento: “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2:9
No castiçal havia o formato de frutas (Êxodo 37:17-22) e, ao lado, havia a mesa com os pães para os sacerdotes comerem enquanto se aproximavam de Deus (Êxodo 35:13). A ideia de usar a comida (o banquete) nos encontros de amigos surgiu do próprio Criador...



Querubins em volta: “... pôs querubins...” Gênesis 3:24
No tabernáculo e no templo havia muitos querubins desenhados, bordados ou esculpidos (Êxodo 25:18,19; 25:20; I Reis 6:23-35; 8:6,7; I Crônicas 28:18; 3:7,14; II Crônicas 3:10-14; 5:7,8; Ezequiel 41:18-25) como representação do verdadeiro santuário espiritual.



Água no caminho: “... Saía um rio do Éden para regar o jardim...” Gênesis 2:10
O rio liga-se à pia do tabernáculo (Êxodo 38:8) e ao mar de cobre do templo (I Reis 7:23; I Crônicas 18:8).
O rio que corre do trono de Deus atravessa o santuário celeste (Salmos 46:4; Ezequiel 47:1; Apocalipse 22:1).




Ouro e pedras especiais: “... onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.” Gênesis 2:11,12
No tabernáculo e no templo havia os metais como ouro e outros (Êxodo 25:3) e na roupa do sumo sacerdote havia as pedras especiais (Êxodo 25:7).



Fogo: “...ao oriente do jardim do Éden, uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3:24
No tabernáculo e no templo havia o altar de bronze, onde eram queimados os sacrifícios (Êxodo 38:4).



Ao concluir essas comparações, esperamos que tenha ficado claro que o Jardim (ou Paraíso), não era um simples lugar para passear com um coelho ou admirar uma borboleta. Adam estava em território santo! E Jesus um dia nos levará de volta para lá. Não para apenas um tabernáculo perecível, ou um templo que pode ser destruído, mas um santuário eterno, onde anjos e homens estarão para sempre com o Senhor! Maranata!

Moisés relatou que o tabernáculo era apenas uma cópia física do santuário que foi mostrado a ele no monte (Êxodo 25:40; 26:30; 27:8; Números 8:4; Hebreus 8:5).
Zacarias, ao se encontrar com o anjo Gabriel, o encontrou no altar de perfumes (Lucas 1:11) e é neste móvel que o apóstolo João os encontra várias vezes no santuário celeste (Apocalipse 5:8; 8:3,5; 9:13; 11:1; 14:18) pelo seguinte motivo: Ali é o local onde se oferecem as orações e adoração ao Senhor (Salmos 141:2; Apocalipse 5:8; 8:3,4) e o que os anjos fazem, senão orar (Zacarias 1:12) e ministrar adoração (Apocalipse 4:8)?

Abrão é convidado por Deus para sair da antiga localidade de Babilônia, e seguir até Canaã, e, mais precisamente, duas vezes é chamado para ir à cidade de Jerusalém, ora chamada de Salém (Gênesis 14:18; Salmos 76:2), ora chamada de Moriá (Gênesis 22:2; II Crônicas 3:1), onde, mais a frente, foi o local onde Deus ordenou a construção do templo que Salomão construiu.
Jerusalém, o centro do planeta (Ezequiel 5:5), é onde Deus afirma que um dia se tornará como o Jardim do Éden (Isaías 51:3; Ezequiel 36:35). Cremos que isso ocorrerá quando o santuário celeste, que é chamado “Nova Jerusalém” for unido a terra (Apocalipse 3:12; 21:2).
De alguma forma o Inimigo entendeu isso e, desde os tempos de Abraão, até os dias de hoje, há um combate físico e espiritual entre a Babilônia e Jerusalém.

Afinal, então o Jardim era físico ou espiritual?
O hino “How He Loves Us” (Me Ama), que o Ministério Diante do Trono e o Ministério Livres gravaram versões em Português, diz: “O céu se une a terra como um beijo apaixonado”.
Essa seria uma forma poética de explicar a união dos céus com a terra (Apocalipse 3:12; 21:2,10), do espiritual com o terreno (I Coríntios 15:49).
Quando o físico se funde com o espiritual, anjo come (Gênesis 18:1-8), Jacó misturou céus e terra (Gênesis 28:12,16,17), Jesus atravessa parede (João 20:19,26), come (Lucas 24:43), tocam na ferida dele (João 20:27), some, aparece (Lucas 24:31) etc., Filipe é levado de um lugar a outro como um teletransporte (Atos 8:39,40), Pedro quer fazer três tendas ao ver Jesus glorificado (Lucas 9:29-33), Paulo, ao ir para o terceiro céu, não sabe se foi no corpo ou fora do corpo (II Coríntios 12:2,3).


Um dia saberemos!


3 comentários:

MrBissula disse...

Olá!

Só uma dúvida, porque o nome Adam e não Adão?

Obrigado!

Silas F Silva

Fernanda Nacif disse...

Benção de Deus...muito bom o estudo♥

Anônimo disse...

Mr Bissula

Adam vem do hebraico. Adam quer dizer “homem”, e tem ligação com a palavra "adama", que significa “terra”, sendo traduzido por “homem criado à partir da terra”.