09 junho 2013

AS DUAS CIDADES: BABILÔNIA X JERUSALÉM


"E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar..." Gênesis 14:1
"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo." Gênesis 14:18

Vemos em Gênesis 14, o destaque para duas regiões que são o cenário para grandes eventos em toda a Bíblia, de Gênesis à Apocalipse: Sinear e Salém.

Falaremos um pouco nesta postagem sobre a localização destas duas cidades.


Localização da Babilônia/Sinear
Esta cidade tem muitas histórias para nos contar. Ela fica na Ásia, mais especificamente, no Oriente Médio. A região onde foi localizada Babilônia recebeu vários nomes no decorrer do tempo. Vejamos alguns desses nomes relacionados à Bíblia:
·      Éden (que, na língua assíria é edinu e significa “campo” ou “depressão”. Alguns afirmam que em hebraico significa “prazer”, “delícia”. Dali saía um rio que se dividia em quatro rios: Giom, Pisom, Tigre e Eufrates, quando no planeta só havia um continente. Gênesis 2:8,10-15; 3:23,24; 4:16; II Reis 19:12; Isaías 37:12; 51:3; Ezequiel 36:35; Joel 2:3).
·      Sinear ou Sinar (que, na língua acádica, significa “cinzas do Paraíso”. Tendo em vista que, antes do dilúvio, ali havia um jardim que Deus estabeleceu no Éden para o homem ter contato com ele, os povos reconheceram e honraram esse lugar com este nome. Gênesis 10:10; 11:2; 14:1,9; Isaías 11:11; Daniel 1:2; Zacarias 5:11).
·      Suméria (denominada pela arqueologia pela civilização mais antiga da humanidade, coincide em datas justamente com a época pós dilúvio. Os sumérios autodescreveram-se como sag-gi-ga, ou seja, o “povo de cabeças negras” e isto, mais o fato de que este povo invadiu aquele território, vindo do Oriente, está ligado ao relato bíblico sobre Ninrode e a fundação de Babilônia. Ninrode é descendente de Cam, que significa “aquele que foi queimado pelo sol” e filho de Cuxe, que significa “negro” ou “aquele que tem ausência de luz”. Gênesis 10:6,8; 11:2).
·      Mesopotâmia (Μεσοποταμια é o nome grego que significa “terra entre rios”, pois fica entre os rios Tigre e Eufrates. É o nome para o antigo território do Éden, ou Sinar, ou Suméria. Era onde ficava o Jardim, ou a cidade de Babel, ou Babilu, ou Babilônia. Atos 2:9; 7:2).
·      Iraque (em árabe, العراق, nome atual da região que, após conquista de vários impérios, conseguiu um pouco de independência no governo de Saddam Hussein, entre 1979 até 2003, quando foi invadido pelos EUA. Este nome nos remonta a uma das cidades da região no período de Ninrode, Ereque. Gênesis 10:10; Esdras 4:9).


Nomes para Babilônia
A própria cidade de Babilônia também teve mudanças em seu nome no decorrer do tempo:
·      Babilu (que, no acádio, é Babilu e significa “Portão de Deus” ou “portão que dá acesso a Deus”. Foi assim chamado porque o fundador desta cidade, Ninrode, queria, na base da força humana e pela religião, abrir novamente o caminho ao Paraíso que outrora possuía a árvore de vida, a imortalidade. Gênesis 10:10).
·      Babel (Por causa de tal petulância de Ninrode, Deus muda o nome para o hebraico [בבל], que significa “mistura” ou “confusão por mistura”. Gênesis 11:9).
·      Babilon (βαβυλων é o nome grego para a cidade fundada por Ninrode. Apocalipse 17:5).

Da antiga Babilônia, mal se conservou intacta uma única muralha. Isso porque as construções desta cidade eram feitas de tijolos de barro, não tão fortes quanto as estruturas de pedra do Egito, ainda hoje imponentes. Mas o pouco que se preservou, enterrado nas areais do deserto iraquiano, foi escavado a partir do século XIX.

Nas figuras abaixo, a primeira é das ruínas dos Jardins Suspensos Da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A segunda é uma Crônica Babilônica, que menciona eventos do oitavo ano de Nabucodonosor, parte de uma série de registros babilônicos resumindo os principais acontecimentos de cada ano. A terceira é uma inscrição em tijolo que faz referência ao nome de Nabucodonosor, datada entre 604 e 561 a.C. A quarta é uma parte da muralha, representando o deus babilônico Marduk. A quinta é a porta de Ishtar, a deusa babilônica.



Localização de Jerusalém
Assim como o Iraque, a região onde se encontra Jerusalém também já recebeu diversos nomes:
·      Canaan (recebeu este nome porque a descendência de Canaan, filho de Cam, ali residiu: Sidom, hititas, jebuseus, amorreus, girgaseus, heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zemareus, hamateus, sodomitas etc. Gênesis 10:15-19).
·      Judéia, Samaria e Galileia (O território de Canaan foi dividido entre reino do Norte e reino do Sul após a morte do rei Salomão. O reino do Norte, com a dominação da Assíria, tornou-se Samaria e o reino do Sul, Judá. Com o domínio romano, Canaan foi dividida entre três distritos: Judéia, Samaria e Galileia. Jerusalém ficava especificamente no território da Judeia. Atos 9:31).
·      Palestina (este nome é uma versão do nome latino da Filístia, que não representava Canaan, mas que passou a dar nome a este território no decorrer do tempo. Os árabes não reconhecem outro nome para o local, senão esse, com o fim de expulsar os judeus que ali estão. Êxodo 15:14).
·      Israel (o nome atual do território, que vem de Jacó, aquele que recebeu novo nome e o deu ao povo que ele gerou. Israel significa “quem luta com Deus”. Gênesis 32:28; 35:10).

Nomes para Jerusalém
·      Salém (O reino de Melquisedeque. Onde Abraão foi levado para fazer um pacto com Deus. Ficava diante do Vale de Savé, que é o Vale do Rei, ou, atualmente, o Vale de Cedrom. Gênesis 14:18)
·      Moriá (Ora é o território onde fica Jerusalém, ora é identificado como a própria cidade de Jerusalém. Foi ali para onde Abraão retornou com o objetivo de sacrificar seu filho Isaque por ordem de Deus. Gênesis 22:2; II Crônicas 3:1).
·      Jebus (Era assim chamada na época dos juízes porque ali habitavam os jebuseus. Josué 18:28; Juízes 19:10,11; I Crônicas 11:4).
·      Sião (Outro nome dado à cidade, na época dos reis de Israel. II Samuel 5:7; I Reis 8:1; II Reis 19:21,31; I Crônicas 11:5; II Crônicas 5:2; Salmos 2:6; 9:11; 9:14; 14:7; 20:2; 48:2,11,12; 50:2; 51:18).
·      Jerusalém (A antiga Jebus e Salém torna-se Jerusalém, nome que se arrasta pelos séculos. Na verdade, milênios. Josué 10:1,3,5,23).

Jerusalém é citada em pelos menos dois achados arqueológicos: Nos Textos de Execração escritos em cerca do século XIX a.C., que se referem a uma cidade chamada Roshlamem ou Rosh-ramen (a primeira figura) e as Cartas de Amarna escritas no século VI a.C. (duas últimas figuras).



Por ser o local onde os patriarcas, profetas, juízes, reis, apóstolos e Jesus viveram, até hoje diversos locais específicos podem ser identificados, como o túmulo do rei Davi, o que restou dos muros do templo de Salomão etc.

Leia também:
O que é o Éden?
Diante da Face do Senhor
Profanação do Santuário

Nenhum comentário: